quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Rüsen - Didática da História / Bergmann - A história na reflexão didática

O texto de Rüsen, DIDÁTICA DA HISTÓRIA: passado, presente e perspectivas a partir do caso alemão, publicado na revista Práxis Educativa (UEPG) é uma tradução de um texto do autor publicado na revista Past and Present. Nele, o autor descreve a mudança paradigmática ocorrida no campo da Didática da História (e na sua relação com a ciência da História) na Alemanha nos anos 60 e 70, que ampliou suas fronteiras e campos de investigação.

O texto de Bergman, A HISTÓRIA NA REFLEXÃO DIDÁTICA, publicado na Revista Brasileira de História, tem um perfil parecido com o texto de Rüsen, sumariado acima, com a diferença de que procura analisar e caracterizar o que vem a se a reflexão didática, à qual a Didática da História está afeta, suas consequencias para a epistemologia da História e para a teoria do conhecimento histórico presente na vida social. Define a Didática da História como um campo de pesquisa, articulado em torno de três tarefas: empírica, reflexiva e normativa.

Ambos os textos discutem a relação entre a ciência da História e o ensino de História, propondo a Didática da História como disiciplina que participa do fazer historiográfico. Isso se dá porque os autores falam a partir do lado de dentro da História, são historiadores e teóricos da História.

QUAIS OUTROS TEXTOS SÃO PRÓXIMOS DESSA TEMÁTICA, OU SEJA, A DEFINIÇÃO DO QUE É ENSINO DE HISTÓRIA, DIDÁTICA DA HISTÓRIA, EDUCAÇÃO HISTÓRICA? Responda a essa postagem para irmos construindo uma bibliografia comentada.

Um comentário:

  1. Rüsen escreve sobre a didática e as mudanças que está disciplina passou ao longo do tempo. Inicialmente a didática era uma ponte entre o saber histórico produzido nas universidades e as escolas que tinham a função de ensinar esta disciplina. A história passou a contar com a contribuição de outras disciplinas assim como a didática. Discute também qual é a função da história na escola, uma disciplina mecânica ou voltada para a formação da consciência histórica que deve sert trabalhada com os alunos. Será que a história faz o aluno refletir ter consciência de cidadão ou isso pertence a outras ciências? Klaus Bergmann firma que a consciência histórica se forma antes da escola e para ensinar história é preciso trabalhar a consciência histórica. A didática deve analisar e questionar os resultados das pesquisas verificando se merecem ser transmitidos ou não, cabe a ela saber selecionar os conteúdos separando conteúdos que deve ser ensinado, daqueles que poderiam ser ensinados. As historiadoras: Maria Auxiliadora Schmidt e Tânai Maria Garcia tem um artigo pulicado sobre a formação da consciência histórica de alunos e professores e o cotidiano em aulas de história. enfatizam a importância da aula de história como espaço de formação da consciência histórica que há necessidade de uma renovação no ensino da disciplina de história colocando as histórias silenciadas que não tiveram acesso à História.

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