quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Os historiadores precisam de formação pedagógica?

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6 comentários:

  1. Sim, precisam. Existe a necessidade de formação pegógica, pois seus trabalhos serão consultados por diversos profissionais da educação e mesmos por alguns alunos, sejam os da graduação ou do ensino fundamental ou médio. Os historiadores devem conhecer como funciona a sistemática da educação para que suas pesquisas possam interagir com os profissionais da educação.

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  2. Sim, pois profissionais da Educação, em um contexto geral irão trabalhar a pedagogia e os historiadores, por mais que não atuem em sala de aula os seus escritos serão referência de pesquisa por profissionais da área, e tem-se a necesidade de um contexto histórico pedagógico.

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  3. Com certeza.
    Se é professor, fica difícil imaginá-lo sem um mínimo de formação pedagógica.
    Se é só pesquisador/ bacharelado e se mantem alheio a formaçao pedagógica, o que pode ocorer é o seu distanciamento do "entender" como o ensino esta caminhando ou, devia caminhar. Ao dedicar-se exclusivamente à pesquisa ele irá perder a capacidade de avaliar as reais necessidades de ensino. Estará falando ou escrevendo sobre umna coisa que ele não conhece, não convive com ela, não sabre o gosto que tem e também, não saberá avaliar as consequências do que está escrevendo ou, produzindo para o ensino.
    No entanto mesmo que esteja na prática da sala de aula, senão houver atualização pedagógica ele poderá ir perdendo o sentido daquilo que ensina e com certeza a clientela também perderá em muito.

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  4. os historiadores precisam de formação pedagógica, pois a pedagogia proporciona ao profissional de hisstória uma maneira mais didática de produzir e divulgar on conhecimento numa linguagem que convida o leitor a se interessar mais pelo assunto que esta sendo abordado. Conforme diz o texto a maioria dos autores de livros didáticos são professores e até jornalistas vendem mais livros que historiadores. Talves seja por uma deficiência pedagógica que poucos livros didáticos são escritos por historiadores, pois estes muitas vezes não conhecem a realidade de sala de aula.

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  5. Para solucionar esta questão, se faz necessário destacar que: tanto o pesquisador de história como o professor estão de alguma maneira, interligados ao processo de construçaõ do conhecimento histórico. Os pesquisadores buscam através de suas pesquisas, e depois com suas obras, suas palestras contribuir para a construção da História. Já os professores através do seu trabalho constroem projetos de sala que ajudam a construção da identidade de seus alunos e, portanto, o desenvolvimento do conhecimento. Dessa maneira, é primordial o conecimento pedagógico para o historiador, bem como o conhecimento técnico para o professor de História.

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  6. Os historiadores não estão em sala, mas o conhecimento histórico por eles produzido irá, num momento ou noutro, figurar em sala de aula. Um grande desafio nesse sentido é aproximar a História do cientista daquela do professor e dos alunos de História. A história produzida pelos cientistas caracteriza-se pela constante inovação, reinterpretação dos fatos e desse modo está sempre "em aberto", sempre é possível reatualizá-la. A História no contexto escolar, por sua vez, tem função bastante específica, que é dar ao indivíduo condições de significar seu conhecimento histórico para, como aponta Rusen, orientar seu presente e projetar seu futuro. A grande diferença nesse aspecto está na necessidade de síntese: para o historiador ela pode ser protelada, mas o aluno de história em algum momento terá que fazer sua síntese. Se ele não o fizer o ensino de história não cumpriu seu papel. É nesse sentido que a preocupação com a didática da história e o ensino de história deve integrar as preocupações científicas, até mesmo com a função de não esvaziar de sentido a história.

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